Doença é considerada pela OMS como ‘o mal do século’ e precisa de tratamento
o que é depressão
Antes de mais nada, lembro que, por décadas, a depressão foi encarada como “frescura” ou “doença de gente fraca”. Esses estigmas todos afastaram os pacientes das clínicas e impediram o tratamento adequado. Em situações graves, muitos infelizmente acabaram cometendo suicídio, já que o transtorno é a comorbidade mais atrelada à esses casos.
Apesar disso, dos últimos anos para cá, a maior exposição do tema na grande mídia ampliou a conscientização de muita gente. Em 2019, antes da covid-19, a Organização das Nações Unidas considerou a depressão como “o mal do século” .
Agora, houve uma explosão de casos de pessoas nos consultórios em busca de medicação para alívio do sofrimento. Segundo Ministério da Saúde , a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%.
Mas, afinal de contas, o que é depressão? Quando existe um conjunto de sinais e sintomas persistentes por, pelo menos, duas semanas, é recomendável buscar ajuda.
Os principais sinais e sintomas da depressão
- Cansaço extremo,
- Fraqueza;
- Irritabilidade;
- Angústia;
- Ansiedade exacerbada;
- Baixa autoestima;
- Oscilação do sono e do apetite;
- Isolamento social;
- Pensamentos negativos ou ideação suicida;
- Entre outros, são os principais sintomas da depressão.
O tratamento normalmente é realizado por consultas com psiquiatra e um psicólogo que, a longo prazo, irá tratar para além dos sintomas mais exacerbados, muitas vezes minimizados com uso de medicação.
Os remédios aliviam os primeiros sintomas. A psicoterapia, a longo prazo, irá tratar para além dos mais exacerbados, buscando suas origens. Então, o tratamento é multidisciplinar.
Texto por Camila Tuchlinski.