Mentalistas

Qual a diferença entre Psicologia e Psiquiatria?

Qual a diferença entre Psicologia e Psiquiatria?

Disciplinas de saúde mental são complementares em muitos casos

Qual a diferença entre Psicologia e Psiquiatria?

Antes de mais nada, muita gente não sabe a diferença entre Psicologia e Psiquiatria. Esta última é especialidade médica, ou seja, psiquiatra fez graduação em Medicina e, depois, se dedicou ao estudo da mente.

Então, ele faz uma avaliação diagnóstica, com tratamentos medicamentosos e, de preferência, encaminhando o paciente para a psicoterapia. 

Já o psicólogo se graduou na faculdade de Psicologia, ciência que trata dos estados e processos mentais dos seres humanos. O psicoterapeuta irá avaliar comportamentos, a maneira como o paciente se relaciona com as pessoas e ambiente em que vive. 

As sessões de psicoterapia são normalmente semanais e ajudam o paciente a elucidar questões emocionais das mais diversas.

Qual a diferença entre Psicologia e Psiquiatria?

Contudo, em casos como ansiedade, depressão e outros transtornos, é necessário que a pessoa faça psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico. A medicação pode oferecer um alívio mais a curto prazo dos sintomas mais graves. Ao mesmo tempo, a psicoterapia irá investigar causas e auxiliar a pessoa a ter outras perspectivas sobre sua vida.

Muitos pacientes acabam buscando ajuda psiquiátrica em primeiro lugar. Por exemplo, são pessoas que apresentam sintomas mais evidentes, como um desânimo profundo, ideação suicida e Síndrome de Burnout

O ideal é que a pessoa busque os motivos que levaram a essa situação. Em síntese, é algo que somente a Psicologia pode investigar com profundidade.

Texto por Camila Tuchlinski